sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MARCO ZERO DO EQUADOR

Monumento construído para sinalizar a passagem da linha do Equador, dividindo o globo terrestre no hemisfério norte e hemisfério sul, na cidade de Macapá, capital do estado de Amapá .
Macapá é a única capital do Brasil cortada pela linha do Equador, assim, parte da cidade está no hemisfério norte e a outra no sul. 


Turistas e moradores que visitam o Marco Zero do Equador,  ponto turístico mais famoso de Macapá, com um obelisco de 30 metros de altura, se surpreende com um fenômeno inusitado. Quando colocado exatamente sobre a linha imaginária do Equador, que cruza a capital do Estado, um ovo fica parado em pé, sem cair.

Robert Vamoura, pós-doutor em Física e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), acredita que o fato é mito. "Isso não tem explicação física. É apenas uma probabilidade", disse.  Ele contou que não existe uma lei que justifique o equilíbrio do ovo, e que fazê-lo ficar em pé é uma questão de tentativas.

O físico do Planetário Móvel Maywaka, Cassio Renato dos Santos, afirma que o fenômeno não passa de uma lenda. Segundo ele, o ovo não sofre nenhuma influência específica da linha imaginária do Equador. Ele está sujeito à gravidade, e atua como em outros corpos. Cássio afirma que o fenômeno poderia acontecer em qualquer ponto da terra, em superfície plana.
"Antigamente, este fato era associado aos solstícios e equinócios na linha do Equador. Mas, para um físico como eu, a lenda não passa de uma falácia".

 A reportagem testou em outros pontos da cidade e não obteve o mesmo efeito. 
Fonte: G1 AMAPÁ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário