terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COPA DO MUNDO 2014

3ª série do Ensino Médio - Turma A -  Copa do Mundo 2014

Etapa 1 - As equipes deverão apresentar este trabalho através da criação de um blog, neste deverá constar, informações vídeos, textos, charges e outros tipos de imagem sobre a sede a qual a equipe ficou responsável;
Tutorial como criar um blog no blogspot: http://www.tecmundo.com.br/web/1220-como-criar-um-blog-no-blogspot.htm (acesso 18/08/2012)

Etapa 2 - A apresentação destes trabalhos deverá ser por meio de aulas multimídia, nas quais todos irão para a sala de informática da escola e a equipe responsável por apresentar seus trabalhos irá coordenar o acesso ao seu blog.

Etapa 3 - Após todos os grupos apresentarem os seus trabalhos e os debates ter sido apresentada, deverá ser criado um blog com um nome sugerido pela turma para que neste blog da turma exista um link que direcione para todos os outros blogs de cada uma das equipes com informações das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
A sugestão é que o nome desse blog da turma seja de fácil memorização, para que possa ser divulgado na escola e entre outras pessoas como um meio de serem obtidas informações atualizadas sobre o evento no Brasil.

Recursos Complementares Portal da Copa: http://www.portal2014.org.br/ http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2184&pg=116 Perguntas e respostas, Copa do Mundo 2014: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/copa_do_mundo/index.shtml Site oficial da FIFA: http://pt.fifa.com/worldcup/index.html

Produto final entregar  dia  30/04/2014
Pós entrega  o trabalho estará sujeito a modificações se necessário!

Finalizamos por ora, os trabalhos extra classe de geografia, que tem como tema a Copa do Mundo, foi uma atividade grandiosa que exigiu muita pesquisa e empenho do grupo. Além do estudo sobre os países participantes da Copa, houve uma preocupação em divulgar o nosso país e as capitais sedes onde se realizará os jogos.
Os grupos de cor azul e preto foram os que entregaram os “blogs” no tempo determinado e de acordo com o que foi proposto, mostrou seriedade, compromisso com as obrigações escolares e estão preparados para quaisquer desafios. Estão de parabéns!
Eu como professora de geografia, vejo que a Educação ainda tem “jeito” e pode melhorar e muito, temos bons alunos com futuro brilhante de muito sucesso!
O jantar foi uma forma de comemorar o empenho de todos! Afinal, todo bom estudante merece recompensa!
Aqui está uma professora muito feliz com a sua turma!
Convido a todos para que conheçam os blogs:

http://geografianossadecadadia.blogspot.com.br/

17 comentários:

  1. Pesquisa
    tema 2: Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais.

    As migrações internacionais, atualmente, constituem um espelho das assimetrias das relações sócio-econômicas vigentes em nível planetário. São termômetros que apontam as contradições das relações internacionais e da globalização neoliberal.
    Numa perspectiva sociológica, as migrações são percebidas sob a ótica estruturalista como uma das conseqüências da crise neoliberal contemporânea. No contexto do sistema econômico atual, verifica-se o crescimento econômico sem o aumento da oferta de emprego. O desemprego passa a ser uma característica estrutural do neoliberalismo, e as pessoas, então, migram em busca, fundamentalmente, de trabalho. E isto se verifica tanto no plano interno como no internacional. Sobre a lógica do progresso econômico e do desenvolvimento social impera a lógica do lucro, onde todos os bens, objetos e valores são passíveis de negociação, como as pessoas e até os seus órgãos, a educação, a sexualidade e, inevitavelmente, os migrantes

    nome: Lucas Ribeiro N°13

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. As migrações internacionais ocorrem por vários fatores, alguns exemplos:
      Voluntárias: Por vontade própria (turismo, negócios)
      Forçadas: migrações que ocorrem por conta do desemprego, fome, guerras, desastres naturais, etc. (Ex: migração de europeus para o Brasil durante a 1ª e 2ª Guerra ).
      Brasileiros que entram ilegalmente nos EUA a procura de melhores condições de vida.)

      Excluir
  3. Trabalho da Apostila pagina 22 -Tema 3


    Quem são os refugiados?
    São tidos como refugiados aquelas pessoas que são forçadas a fugirem de seus países, individualmente ou parte de evasão em massa, devido a questões políticas, religiosas, militares ou quaisquer outros problemas. A definição de refugiado pode variar de acordo o tempo e o lugar, mas a crescente preocupação internacional com a difícil situação dos refugiados levou a um consenso geral sobre o termo. Como definido na Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados das Nações Unidas - 1951 (A Convenção dos Refugiados), um refugiado é toda pessoa que:

    “devido a fundados temores de ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, por pertencer a determinado grupo social e por suas opiniões políticas, se encontre fora do país de sua nacionalidade e não possa ou, por causa dos ditos temores, não queira recorrer a proteção de tal país; ou que, carecendo de nacionalidade e estando, em conseqüência de tais acontecimentos, fora do país onde tivera sua residência habitual, não possa ou, por causa dos ditos temores, não queira a ele regressar.

    Alguns dos principais países que tem mais refugiados

    PAÍS DE ORIGEM\\PRINCIPAIS PAÍSES PARA O ASILO\\ REFUGIADOS
    Afeganistão\\ Irã / Paquistão\\ 3,809,600
    Iraque \\ Irã \\ 554,000
    Burundi Tanzânia \\ 530,100
    Sudão\\ Uganda / Etiopia / R.D. Congo / Quênia\\ 489,500
    Angola\\ Zâmbia / R. D. Congo / Namíbia\\ 470,600


    Nome: Jose Junior Oliveira Nº 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso país também acolhe cidadãos que necessitam de abrigo. O acolhimento ocorre sempre de acordo coma legislação internacional vigente.

      Excluir
  4. Migrações e suas causas

    • Bases históricas do preconceito, discriminação, racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros;
    • Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais;
    • Os principais fluxos de refugiados no mundo.

    As bases históricas disso se devem a teoria do egocentrismo, ou seja, os europeus e sentiam superiores em relação aos demais povos por serem brancos, e por se acharem mais cultos, inteligentes, por isso mesmo, subestimavam outros povos e suas culturas.
    O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.
    Migrações internacionais são movimentos de saída e chegada de pessoas entre países. É importante ressaltar que o termo migração internacional pode ser subdividido em emigração (refere-se a pessoas que saem do país) e imigração (refere-se a pessoas que entram no país).
    Os impulsos migratórios são, geralmente, motivados por questões econômicas: de um lado, ligados a fatores de repulsão de emigrantes (crises econômicas, guerras, conflitos em geral, fome etc.) de outro, a fatores de atração (oportunidades de emprego, sonhos de enriquecimento rápido, melhoria na qualidade de vida) quando catástrofes naturais acontecem, casas são destruídas, deslocando comunidades inteiras. Quando a guerra ou a agitação civil devastam uma comunidade, pessoas são deslocadas à força para proteger a vida e a integridade física. Elas têm apenas duas opções: a morte por privação, assaltos ou genocídios, ou a vida no exílio.
    A Europa, em meados do século 19 e início do 20, passava por uma explosão demográfica (devido ao desenvolvimento de técnicas médico-sanitárias e o consequente aumento da natalidade) que, aliada à crise na produção agrícola e à fome (motivadas por sucessivas guerras), impulsionaram a saída de muitos europeus em direção a países do continente americano, movidos pelos sonhos do acesso à terra e do enriquecimento rápido.


    Andressa Marim n°29
    Mateus Carvalho n°17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O egocentrismo provoca a xenofobia e dificulta a migração internacional.

      Excluir
  5. Tema 1: As Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros.

    A base do preconceito,discriminação,racismo e xenofobia na Europa deve-se nada mais nada menos que ao eurocentrismo onde o povo europeu julga-se superior a qualquer etnia por sua cor branca, por achar ser mais inteligente e e culto, por isso subestimam os outros povos e suas culturas.
    O aumento da intolerância, seja ela racial, étnica, religiosa, política e até mesmo econômica, tem crescido assustadoramente. Hoje os principais impactados na Europa são os imigrantes, sejam estes legais ou não.Eles, de certa forma, representam uma ameaça ao emprego do cidadão europeu que apoiados pelos discursos nacionalistas dos partidos de direita e extrema-direita, em crescente ascensão ao poder, colaboram ao argumento de restrição e até mesmo eliminação destes do seu convívio social.
    Em geral, os imigrantes são acusados de serem os responsáveis pelo aumento do desemprego, da violência e dos gastos públicos: uma campanha fascista dos governos para justificar a crise do regime capitalista, jogando a culpa para os mais oprimidos.

    Na França de Sarcozy agora é lei que os médicos e enfermeiros denunciem pacientes ilegais, atendidos e/ou hospitalizados, aos setores de imigração do Estado.

    Na Itália de Berlusconi, dirigente com fortes traços fascistas, são crescentes as manifestações de "A Itália para os Italianos".

    Na Espanha no último domingo naufragou a poucos metros da costa, uma embarcação que vinha da África, morreram à deriva 21 pessoas, 16 delas tinham entre 4 e 17 anos, até ontem nenhuma manchete de capa nos principais jornais espanhóis.

    Na Suíça, o partido ultra-consevador UDC, lançou a campanha "Para criar segurança" ... obs: na capa da campanha é usado uma imagem de uma ovelha branca chutando uma negra...

    Então faço minha as palavras da blogueira Graziele Saraiva..."Está na hora de os "ocidentais" reverem seus valores, repensarem suas atitudes, repensarem a escolha de seus representantes, afinal, o que disso tudo,
    poderá ser positivo para as futuras gerações de europeus?".


    Rafael Silva Nº22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo de globalização, onde todos dependem de todos não poderia haver tanta discriminação. O ser humano realmente é um ser muito complexo!!!

      Excluir
  6. Tema 2 : Fatores que impulsionaram ou causam migrações internacionais.

    As migrações começaram por causa de vários fatores, perseguições, melhores condições de emprego em outros países, cidades, etc.
    Com a globalização, e devido a demasiados problemas, muitas pessoas que começaram a migrar e imigrar, migraram de cidades para outras cidades, e de países para outros países, com a economia forte em lugares diferentes muitos saíram da seus locais, países que sofriam, estados e cidades, e foram para locais onde a economia é mais forte, e lá começariam uma nova vida até se estabelecer, muitos saem de países baixos, para países onde o capital de giro é maior, onde se pode conseguir erguer e se estabelecer.
    Os problemas em países com baixo PIB e IDH contribuem, e as pessoas se espalham para lugares onde tudo flui com mais facilidade, e assim com a globalização isso ficou ainda mais fácil.
    Hoje as imigrações são frequentes, saem muito a procura de emprego, buscar uma nova vida, ou aqueles que já tem um bom ensino vão em busca de oportunidades no mercado exterior, hoje vemos americanos viajando para o Brasil por causa do mercado, e assim vai acontecendo por todo mundo.

    Bruno Sossai 3° A N° 04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente, as razões mais frequentes para as migrações internacionais são causados pelos fatores econômicos, crises em países até então considerados potencias.

      Excluir
  7. Pesquisa
    Tema 2: Fatores que impulsionam ou causam as migrações internacionais.

    Fontes do site "migrantes" nos apontam que 175 milhões de pessoas vivem fora do país de onde nasceram. Isso significa que 1 em cada 35 pessoas são migrante.
    Isso ocorre devido ao crescimento econômico atual, sem aumento na oferta de emprego. Ou seja, as pessoas migram em busca de emprego e principalmente uma qualidade de vida melhor que as vezes em sua cidade (ou país) não é oferecido de forma adequada.
    Também pode ocorrer migrações devido a perseguições por algo que fez em seu país e pede abrigo em outro, o que é muito comum atualmente.
    Um exemplo de continente com grande fluxo migratório é a América do Norte, porque os países de lá são desenvolvidos podendo dar melhores condições, porém é difícil a entrada como no Estados Unidos, fazendo muitos tentarem a entrada de forma clandestina (ilegal) podendo ser até mesmo deportado ao país de origem, tendo também os riscos de desemprego para os trabalhadores autóctones, a perda da identidade nacional e, até, o espetro do terrorismo.
    Segundo o informe da ONU, 63% dos migrantes residem em países desenvolvidos.
    Um exemplo que temos visto muito durante esse ano é o caso dos cubanos que estão migrando no Brasil para exercer sua função como médico e também em busca de melhores condições.

    Ingrid Nolasco nº 33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já mencionei na postagem do Bruno, crises financeiras e o que estamos presenciando agora é a inversão de direção, países desenvolvidos para subdesenvolvidos.

      Excluir
  8. Tema 1: As Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros.

    A xenofobia surge desde muito antes da criação do eurocentrismo, vem desde a Idade pre-histórica, com o medo ou receio da interação dos genos, onde o medo ou receio, de diferenças culturais causavam antipatia. Com a formação dos reinos esse preconceito aumentou ainda mais, pois esses genos formaram, aldeias, que formaram Demos/Pólis, que possuíam, cada vez mais costumes diferentes de outros Reinos, como; Religião, Economia, Hábitos, Vestimentas entre outros..
    Com a importância histórica-cultural da Europa ao mundo, considerada o centro da Terra, a Europa ascende e começa a ser a maior influencia, cultural, bélica, e Imperial no mundo! Como herança desse período cultural e com resquícios do Humanismo, com o homem como centro do Universo, o homem Europeu começa a julgar atitudes de outros povos com a sua visão cultural.. Julgar hábitos e rotula-los como certo ou errado, construindo assim o pré-conceito dando início a Xenofobia..
    Hoje a Xenofobia encontra forte presença na sociedade atual, o preconceito contra o imigrante torna-se absurdo, e sub-humano, o choque cultural, e o preconceito de outros tempos encontrou lugar na sociedade européia dando origem ao Eurocentrismo. Que causou e causa danos a humanidade a superioridade Européia justificou a sub-julgou povos com o objetivo de Civilizar esses povos, julgando-se a única Civilização, suprema e "correta", e hoje a Xenofobia encontrou grande lugar à sociedade mundial, e hoje Guerras e Conflitos são causados por derivados ao Eurocentrismo Xenófobo, e que até os dias de hoje é presente no mundo...


    João Gustavo da Silva Boeira n:9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vários tipos de violências que presenciamos no dia-a-dia , só confirma que o ser humano é capaz de construir o não construível, mas é incapaz de viver em harmonia com o seu semelhante.

      Excluir