Posted: 31 Jul 2014 12:20 PM PDT
Vários leitores nos enviam mensagens desesperadas nas quais afirmam não saber como começar e/ou como desenvolver uma dissertação-argumentativa, o tipo textual exigido pelo Enem e pela maioria dos vestibulares e concursos brasileiros. Muitas vezes, são mensagens genéricas, ou seja, que não especificam as reais dificuldades destes leitores e, deste modo, infelizmente, fica muito difícil de orientarmos da melhor maneira possível. Além disso, como não conhecemos a vida escolar destas pessoas, é até irresponsabilidade darmos palpites individuais.
Porém, podemos passar algumas dicas e orientações para aqueles que estão na situação descrita acima a fim de ajudá-los a iniciar e a desenvolver umadissertação-argumentativa.
A primeira e a principal dica é ter o maior contato possível com a leitura e com a escrita, tanto na escola quanto fora dela, em casa, no trabalho etc. Esta aproximação deve transformar-se em hábito e deve, acima de tudo, ter qualidade. O repertório do candidato é essencial para cumprir a prova de redação do Enem e dos demais vestibulares e também para a vida. Pensar que obter a nota mínina, de corte, apenas para passar é mediocridade, já que a língua e a linguagem estão em nossas vidas antes de nascermos e continuarão até morrermos.
Devemos ler o que os professores pedem, pois este conteúdo faz parte do cânone literário brasileiro, português e mundial, em alguns casos, mas também devemos ler (e a escola deve incentivar) o que gostamos, como por exemplo, histórias em quadrinhos, charges, gêneros literários diversos, além dos veículos de informação como jornais e revistas.
A segunda dica é uma extensão da primeira: devemos ter o hábito de escrever, não só o de ler. A escola deve colocar os alunos em contato não apenas com os tipos textuais, mas também com os mais diversos gêneros. Obviamente não há tempo hábil para apresentar todos os gêneros, mas os que fazem parte do nosso dia a dia e os que circulam nas principais esferas de circulação social devem ser ensinados e aprendidos nas escolas.
Para os candidatos ao Enem e aos demais vestibulares, a orientação é escrever, pelo menos, uma redação por semana, alternando momentos de escrita como estudo, sem delimitar o tempo, com momentos de treino simulado, isto é, controlando o tempo como se fosse o momento da prova.
A terceira dica é mais prática. Salientamos, no entanto, que não há fórmulas ou receitas mágicas, mas há estratégias para começar e desenvolver a tese de uma dissertação-argumentativa. Há seis passos que podem ser dados no momento de rascunhar, de planejar as redações deste tipo textual; são eles:
i. Interrogue o tema;
ii. Responda com a opinião;
iii. Justifique com o argumento principal;
iv. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
v. Apresente as estratégias argumentativas;
vi. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
Ao lermos a proposta de redação do Enem, por exemplo, já sabemos de antemão que o tema possui cunho social e isso já é uma vantagem, pois nos demais vestibulares nem este viés sabemos antes de conhecermos a prova.
No rascunho, interrogue o tema, isto é, transforme-o em pergunta e questione-se acerca do mesmo e, em seguida, responda-a com a sua opinião. O próximo passo é justificar esta resposta com um argumento principal que, no fim das contas, será a sua tese. O quarto passo é fundamentá-la com os argumentos auxiliares, ou seja, com as estratégias argumentativas, o que já é o quinto passo. O sexto e último é apresentar a proposta de intervenção social.
Podemos perceber que esta estratégia, além de organizar e planejar a progressão temática da dissertação-argumentativa, faz o mesmo com a estrutura da mesma.O primeiro e o segundo passos dizem respeito à introdução; o terceiro trata-se do segundo parágrafo; o quarto e o quinto passos, respectivamente, dos terceiros e quartos parágrafos e o sexto passo, finalmente, diz respeito à conclusão.
Esperamos que esta estratégia ajude as pessoas que afirmam não saber como começar e/ou desenvolver uma dissertação-argumentativa. Quem encontra-se nesta situação, pode seguir estes seis passos e avaliar se houve melhora.
Bons estudos e até a próxima semana!
Quer ter em mãos as principais orientações para detonar na Redação do Enem? Então conheça a Apostila de Redação que lançaremos em breve.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!
Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014Artigo Original: Veja 6 passos para desenvolver sua tese na Redação do Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 / Gabarito do Simulado Enem 2014 |
Posted: 31 Jul 2014 11:14 AM PDT
Ao que tudo indica, uma das mais importantes instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP), já considera a possibilidade da inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das formas de ingresso de novos estudantes.
Isso porque o novo reitor Marco Antonio Zago afirmou, na última segunda-feira (28), que a USP está reavaliando o seu vestibular e que considera o Enem um bom exame. A declaração foi dada durante o III Encontro Internacional de Reitores, que ocorreu até a última terça-feira no Rio de Janeiro.
Apesar de não confirmar nenhuma especulação sobre uma possível adesão da USP ao Enem, Zago admitiu que a universidade estuda, desde junho do ano passado, novos mecanismos de ingresso e que não acha ideal ter unicamente o vestibular como forma de entrada de calouros na instituição. Atualmente o vestibular da USP é realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que consiste numa instituição autônoma.
Entre as possibilidades, além das provas do Enem, a universidade também já cogitou utilizar as olimpíadas científicas, bem como o trabalho direto com escolas para identificar talentos nas diversas áreas do conhecimento, especialmente na rede pública de ensino.
Vale lembrar que a USP já utilizou o desempenho dos candidatos no Enem para composição de pequena porcentagem da nota final do vestibular. Entretanto, nos últimos a instituição não tem aproveitado as notas do exame, seja por incompatibilidade de datas, seja por insegurança com possíveis escândalos do Enem.
Entramos em contato com o atendimento da Fuvest para questionar uma possível inclusão do Enem já no Vestibular 2015, porém a resposta que obtivemos é que não há nenhuma informação a respeito.
O edital contendo as regras do Vestibular Fuvest 2015 será publicado amanhã. Qualquer novidade relevante sobre o Enem será divulgada aqui.
Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014Artigo Original: Reitor da USP elogia Enem e admite que busca ¨novas¨ formas de ingresso Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 /Gabarito do Simulado Enem 2014 |
sábado, 2 de agosto de 2014
REDAÇÃO DO ENEM
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