Posted: 16
Jun 2014 10:58 AM PDT
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
se tornou a prova mais importante do país. Com isso, já seria previsível que a
dificuldade do exame também aumentaria. Antigamente, quando tinha apenas 63
questões, era muito comum vários estudantes chegarem próximo de gabaritá-lo.
Atualmente é bem diferente.
Assim sendo, certamente você encontrará
diversos exercícios que não saberá resolver. Mas fique tranquilo que hoje
falaremos sobre uma importante estratégia que aumentará suas chances de
acertá-los, mesmo sem saber a resposta correta.
Primeiramente, releia a pergunta e
entenda realmente o que a questão exige.Depois, procure algum dado que possa ajudá-lo a
excluir alguma(s) alternativa(s). Uma
dica simples, mas que pode salvar muitos pontos! Para deixar mais clara essa
estratégia, veja abaixo uma questão de física que apareceu no Enem de
2012:
Questão
65 – Enem 2012
Os freios ABS são uma importante medida
de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das
rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando
estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é
governada pelo atrito cinético.
As representações esquemáticas da força
de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e
com ABS, respectivamente, são:
Uma bela questão, mas que certamente
muitos alunos não conseguem resolver, pois apresenta um certo grau de
dificuldade. Entretanto, veja a resolução dos professores Fernando
Buglia e Felipe Almendros. Note como eles conseguem chegar ao resultado apenas
por exclusão!
Resolução
Comentada
Alternativa
A
De acordo com o enunciado, devemos
entender que no gráfico para o carro sem freio ABS, a força de
atrito aumentará gradativamente conforme é pressionado o pedal do freio
até que se atinja o limiar do deslizamento. Logo após as rodas começam a
deslizar, e nesse momento a força de atrito diminui ligeiramente e permanece
constante. Por essa simples análise é possível eliminarmos as alternativas B, C
e D. Restando agora apenas as alternativas A e E.
No gráfico para o carro com freio ABS,
a força aumenta gradativamente conforme se pressiona o pedal do freio, até
certo limite, em seguida antes que as rodas iniciem o deslizamento, o sistema
eletrônico “libera a roda”, o que impossibilita o deslizamento das rodas.
Posteriormente, aumenta-se a força de atrito até o limite e antes que inicie o
deslizamento, o sistema volta a liberar a roda, e assim continuamente, até o
carro parar e sem derrapar.
Ao fazer essa análise, de imediato,
eliminamos a alternativa E, pois nela a força de atrito é constante, o que não
é verdade. A qualidade do freio ABS está associada à sensibilidade de se
aproveitar ao máximo a maior força de atrito possível. Logo, concluímos que o
melhor gráfico representativo da força de atrito pela pressão aplicada ao pedal
do freio para o sistema sem e com ABS é a alternativa A.
Comentário: Para
esta questão, conhecimentos prévios sobre atrito facilitariam bastante a sua
resolução. Entretanto, é possível afirmarmos que mesmo sem estes conhecimentos
o aluno conseguiria resolver, porém, seria necessária uma minuciosa
interpretação tanto do enunciado quanto dos gráficos das alternativas.
Conteúdo
envolvido: Força de atrito.
Portanto, de agora em diante, não desista de nenhuma questão! Afinal, em diversas oportunidades, você consegue eliminar muitas alternativas, aumentando muito suas chances de conseguir notas maiores. Para isso, é muito importante treinar, resolvendo questões anteriores do exame.
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Artigo Original: Aumente
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